As revolução 3D chegou também ao áudio e, por sua via, aos ebooks. A Pan Macmillan foi pioneira no desenvolvimento desta tecnologia aplicada aos ebooks e o resultado é a edição digital do último romance de Ken Follet, A Queda dos Gigantes, (The Fall of Giants, em inglês), o primeiro livro de uma trilogia (que tem como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o movimento sufragista feminino) do famoso autor galês e que se encontra disponível na Ibooks Store da Apple.

A fim de não funcionar como elemento distractivo da leitura (uma das críticas mais apontadas aos livros «melhorados» com efeitos multimédia), os excertos aos quais foi adicionado áudio 3d (que cria um efeito envolvente) foram criteriosamente seleccionados e não incluem a voz humana, mas apenas sons que tentam recriar a atmosfera da cena. Clicando num link no início da excerto, o utilizador pode ouvir áudio que simula o dia-a-dia numa trincheira da Primeira Guerra Mundial, numa mina de carvão galesa, numa fábrica de uniformes militares de mão-de-obra feminina e num opulento jantar em Moscovo antes da Revolução Russa.

A utilização deste tipos de efeitos em ebooks é visto como se fosse um extra num DVD, só que neste caso o extra está disponível no próprio conteúdo e não à parte.

Via The Independent
About these ads