Com alguma regularidade, surgem na web soluções que permitem aos autores com dificuldade em entrar no circuito tradicional da edição publicarem os seus próprios ebooks. Um dos mais recentes é o Byeink (adeus tinta), por enquanto apenas disponível em beta fechado, sendo necessário solicitar um convite.

O processo de criação do ebook é bastante simples, pois é tudo feito online, sem necessidade de instalar software ou uma aplicação. Além de texto, é possível adicionar imagens e mesmo vídeo e áudio. Os formatos de saída disponíveis são o ePub e o mobi da Amazon

Uma das novidades do serviço é o chamado pagamento social (possibilidade de disp0nibilizar um capítulo do livro ou a sua totalidade a troco de um tuíte ou uma partilha no Facebook, garantindo a publicidade ao livro e visibilidade ao autor). Estarão também disponíveis pagamento por PayPal.

O serviço tem duas modalidades de adesão, uma gratuita e outra premium, sendo que optando pela última o autor tem a possibilidade de ficar com 100% do valor da venda do ebook, percentagem reduzida a 70% na versão grátis.

About these ads