O Edudemic elaborou uma lista com 5 importantes razões a favor da adoção de manuais escolares digitais, a saber:

1. Salvar a coluna. É talvez o mais forte argumento. O peso que hoje em dias os alunos nas suas mochilas carregadas de livros e cadernos em papel (em muitos casos superior a 15 quilos) deixa marcas, por vezes irreparáveis, na coluna vertebral das nossas crianças. Os manuais  digitais não pesam, apenas há a considerar o peso (cada vez menor ) do suporte.

2. Interatividade. Além dos textos, os manuais escolares digitais podem incluir diversos recursos multimédia e interativos, respondendo a diferentes estímulos de aprendizagem, permitindo a experimentação e a simulação.

3. Juntar livros e cadernos. Muitos manuias escolares digitais permitem fazer sublinhados, tomar notas, responder a questões, resolver problemas, substituindo por um único produto manual e caderno escolar.

4. Currículo mais personalizado. O textual mix (possibilidade de reunir num ebook diferentes conteúdos provenientes de diferentes fontes) permite personalizar os manuais escolares de acordo com as características de cada aluno ou grupo de alunos ou com as especificidades do currículo escolar.

5. Poupar dinheiro. Os manuais escolares digitais são tendencialmente muito mais baratos do que os seus equivalentes em papel e a sua atualização não implica a destruição de milhares de exemplares. É claro que há que ter em conta o custo do suporte, mas o saldo é, a breve prazo, francamente positivo.

Para finalizar, acrescento uma última razão. Os manuais digitais são uma opção ecológica, permitindo poupar árvores, a principal matéria-prima dos livros em papel.

photo credit: Marquette La via photopin cc

About these ads