Vai ser lançado este ano o projeto de cidadania ativa para apoiar crianças, jovens, escolas e famílias no desenvolvimento de hábitos de leitura, designado «Voluntários de Leitura». Coordenado pela Univerisdade Nova de Lisboa, o projeto tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Aga Khan, do Montepio, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

O projeto visa captar, junto da comunidade escolar e local, e enquadrar voluntários de leitura, que desenvolverão, nas escolas do agrupamento, atividades de leitura, que poderão passar por leitura a par com uma ou duas crianças com dificuldades de aprendizagem, leitura a par com uma criança ou um pequeno grupo mais avesso à leitura, leitura em voz alta para grupos especialmente interessados ou turmas, apresentação de livros e dramatização de histórias.

Para além das escolas, a atividade dos voluntários de leitura pode ser igualmente exercida nas bibliotecas municipais, nos centros de saúde, nos hospitais, nas empresas, etc.

Eis o vídeo de apresentação:

About these ads