Com o tamanho do ecrã de alguns dos mais recentes smartphones, a leitura de livros em telemóvel é cada vez mais prática e confortável, e já começam a existir vários títulos, inclusive em português, adaptados para a leitura em dispositivos móveis.

A TqrcodeMN foi a primeira operadora a propor a comercialização de livros para telemóvel e disponibiliza um razoável catálogo de e-books organizado por categorias: romance, “thriller”, humor, clássicos, títulos em português, biografias, livros grátis, humor, etc. Além de alguns títulos gratuitos, existem os pagos, a partir de 1,60€, de que se destacam títulos como O Último Papa e Bala Santa, ambos de de Luís Miguel Rocha e ao preço de 5,3€, e os clássicos da literatura portuguesa (Júlio Dinis, Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa), estes a pouco mais de 1 euro.

A Biblioteca Digital Camões também disponibiliza cerca de meia centena de ebooks para telemóveis, em diferentes tipos de ficheiros, de acordo com o dispositivo de leitura. Neste caso, apesar da oferta pouco variada, todos os títulos são gratuitos, e inclui obras como A Sereiazinha, de H. C. Andersen,  A Terra Fora do Sitio,  de Maria Gabriela Llansol, e A ilha Azul, de Raul Brandão.
qrcode
Lembramos também que a maioria dos telemóveis mais recentes permite a instalação de aplicações que abrem o pequeno ecrã à vastidão das bibliotecas digitais.