Mais de 8000 bibliotecas públicas espanholas oferecem interação virtual com os seus utilizadores através de uma aplicação de realidade aumentada para smartphones que disponibiliza informação digital em tempo real.
A solução adotada foi da  Layar  e está disponível gratuitamente para Android, iOS  e Symbian.  Após instalar e abrir a aplicação, deverá procurar-se a opção Bibliotecas no catálogo de Layar. Depois, basta apontar o telemóvel para o edifício da biblioteca para que os dados apareçam no ecrã do smartphone e, posteriormente, dirigi-lo para os distintos pontos de interesse disponibilizados por essa layer (e que podem ser o endereço da biblioteca, a página web, vídeos, objetos 3D e visitas guiadas).
A Layar é um serviço «freemium», gratuito sem limitações para os utilizadores finais e gratuito para desenvolvedores até um limite mensal de 10 000 matchs (match = reconhecimento de um objeto com o smartphone).

O processo de criação de uma layer, além de gratuito, é bastante fácil e intuitivo, pelo que esta deveria ser uma iniciativa com seguidores nas bibliotecas portuguesas.

Abaixo, o filme sobre a aplicação desenvolvida pelas bibliotecas espanholas.

Via El País