O aguardado evento Apple agendado para hoje em Nova Iorque não gorou as expetativas e muitas foram as novidades apresentadas, que, como a própria Apple anunciara, incidem sobre o universo dos ebooks e da educação. Sintetizando, foram apresentadas três novas/renovadas ferramentas:

iBooks – Uma nova versão do iBooks, que passa a oferecer acesso a livros didáticos interativos, numa parceria com as editoras Pearson, McGraw-Hill e Houghton Mifflin Harcour, a preços de 14,99 dólares ou menos.
iBooks Author – Uma aplicação para OSX que permite aos utilizadores criar de forma simples e gratuita livros interativos e enviá-los para o iBooks.
iTunes U App – O iTunes U, o serviço de disponibilização gratuita de conteúdos que a Apple vinha oferecendo há algum tempo em parceria com universidades de todo mundo (incluindo a Universidade de Coimbra), é agora uma app gratuita e transforma-se numa espécie de plataforma entre professores e alunos, para partilha de aulas, textos, podcast, vídeos, oferecendo ainda integração com iBooks.

Nos próximos dias voltaremos a este tema para uma análise mais detalhada de cada uma das ferramentas.