Está desde ontem disponível para iPad a aplicação Chopsticks, uma  história escrita por Jessica Anthony e ilustrada por Rodrigo Corral.

O conceito por detrás desta app pretende combinar o universo do livro em papel  com o de uma aplicação multimédia e página web, numa narrativa que é ela mesma um espelho dos tempos atuais:  “Chopsticks” conta a história de uma jovem e problemática pianista prodígio usando fotos de família, cartas, documentos, mensagens instantâneas e vídeos do YouTube.

A aplicação, disponível para iPad e iPhone, custa 5,49 euros e permite ao leitor ampliar as imagens, folhear álbuns de fotos, assistir a videoclipes, ouvir as músicas preferidas dos personagens e ler as suas mensagens instantâneas. O leitor pode até mudar a sequência da história, criando uma versão personalizada.

Resta saber se Chopstiks corresponde àquilo que um leitor procura num livro, inaugurando um novo mercado e um novo conceito de livro e de leitura, ou se se revelará um fiasco, à semelhança de outros projetos na área.