ereader 0211A pirataria de ebooks é hoje de novo notícia  no jornal espanhol El País, que apresenta alguns dados do Barómetro de hábitos de leitura e compra de livros em Espanha 2012, divulgado pela  Federación de Gremios de Editores de Espanha.

Na notícia não é referido se estes números se devem apenas a títulos pirateados ou se incluem também os ebooks de domínio público ou de download gratuito legal. De qualquer forma, fica patente a preocupação com a pirataria de ebooks do responsável pela Federação, problema que representará um prejuízo de 70 milhões de euros por ano.

Confesso que me surpreendem sempre estes números e a relação direta que se estabelece entre a quebra nas receitas e a pirataria. Será que todos os downloads ilegais são feitos por utilizadores que de outro modo comprariam o livro? Será que os atuais sistemas de proteção antipirataria cumprem a sua função?

De acordo com o mesmo estudo referido no El País, o número de leitores de ebooks atinge em Espanha os 11,7% entre los maiores de 14 anos.

Off topic: Este é o milésimo post no Ler Ebooks.