amazonbrAmazon anunciou ontem que a sua tecnologia Whispercast foi escolhida pelo Ministério da Educação brasileiro para distribuição gratuita de mais de 200 livros didáticos de disciplinas variadas. De acordo com a Reuters, o termo de cooperação entre a Amazon e o o governo brasileiro tem vigência até fevereiro de 2015. O diretor-geral Amazon brasileira, Alex Szapiro, afirma que esta iniciativa tem como objetivo popularizar o uso de seu aplicativo e “fomentar o hábito de leitura em dispositivos digitais” no Brasil.

Lembramos que o Ministério da Educação do Brasil adquiriu, em 2012,  382 mil tablets para o ensino público, que poderão agora ser potencializados com esta distribuição de conteúdos.

Com o aplicativo gratuito, os professores podem, por exemplo, realizar anotações e usar o dicionário diretamente nos livros didáticos. Embora a tecnologia Whispercast utilize o formato Kindle, compatível com os equipamentos da Amazon, ela também está disponível para PC e tablets com sistema operativo Android e iOS.